O que é de fato inteligência de mercado imobiliário? Onde vive? O que come? Todas estas respostas e muito mais você encontra agora! Primeiramente queremos agradecer a você amigo leitor, que nos acompanha, sua interação e receptividade para conosco, nos motiva a sempre buscar novos conteúdos e dicas para o fortalecimento do um mercado imobiliário. Outra vez, viemos compartilhar um pouco de nossa experiência, pois cremos que o conhecimento deve ser compartilhado para um crescimento mútuo. Esta é nossa filosofia também para o Mercado Imobiliário, e é isso que praticamos em nossa gestão de vendas através de um pool de imobiliárias locais e nos dispomos a receber outras que estão engajadas no compromisso de levar equipes de fora da região.
Agora vamos ao que de fato interessa, respondendo aos questionamentos sobre inteligência de mercado imobiliário: A inteligência é uma capacidade tão antiga quanto a humanidade, ela existe desde o surgimento da civilização, mas, mesmo apesar de todo esse tempo, não existe um consenso e são muitas as controvérsias quanto a sua definição (ALMEIDA, 1994; BUTCHER, 1972; EYSENCH e KAMIL, 1981; SHAKER e GEMBICKI, 1999). No entanto, Gardner (1995) acredita que elas convergem para um mesmo fim, ou seja, a luta pela sobrevivência e se considerarmos a inteligência apenas como a capacidade de resolver problemas, Trefil (1999), Morin (1999), Laudon, Traver e Laudon (1995) constatam que os animais, as plantas e os robôs (inteligência artificial, machine learning e etc) se enquadram no espectro de possuidores de inteligência. A inteligência é então visualizada como uma capacidade de resolver problemas (ALMEIDA, 1994; BUTCHER, 1972; EYSENCH e KAMIL, 1981; GARDNER, 1995; GOLEMAN, 1999; WOLMAN, 2001) ou até como a arte de elaborar produtos de valor (GARDNER, 1995; GOLEMAN, 1999). Estas duas, talvez, sejam as definições mais funcionais e de caráter principalmente prático, que provavelmente seriam mais bem-vindas no ambiente dos negócios.
Como podemos ver, a inteligência pode ser analisada sob várias perspectivas. Entre as várias possibilidades, consideraremos a sua existência em duas perspectivas distintas, a dos indivíduos e a dos negócios. Se a organização não é nada mais, nada menos, que uma invenção social, que consiste num agregado de indivíduos com interesses e objetivos congruentes e/ou conflitantes (WHITE, 1957), então, parece razoável inferir por analogia, que os conceitos de inteligência individual também possam ser ampliados para a organização. Assim, nessa outra perspectiva, a dos negócios, a inteligência tem a organização como foco de sua aplicação. A identificação, a coleta, o tratamento, o processamento e a interpretação das informações são atividades críticas à sobrevivência, à competitividade e ao sucesso das empresas modernas, especialmente nos tempos atuais de mercados sem fronteiras, globalização e o comércio eletrônico (DAVENPORT, 1994; KAHANER, 1997; McGEE e PRUSAK, 1995; PORTER, 1993; WALTON, 1994).
Modelamos abaixo de forma simplista o fluxo de uma inteligência de negócios imobiliários:

Dados são fontes de informações brutas, ou seja, são registros de caracteres ou símbolos que tenham um significado em algum documento ou suporte físico.
Informações são dados que passaram por tratamento ou classificação, exemplo: um conjunto de dados de vendas, após serem classificados representam uma ou várias informações estatísticas de vendas.
Conhecimento é aquilo que extraímos das informações apresentadas, exemplo: várias informações agrupadas formam estatísticas e estas nos dão o conhecimento sobre determinado assunto.
E por último temos o mais difícil de ser alcançado, a inteligência. A inteligência do mercado imobiliário por exemplo, é a capacidade de se aplicar o conhecimento adquirido em prol de um determinado negócio imobiliário. Desta forma, inteligência é a habilidade de utilização do conhecimento e sua aplicação prática. Assim, através do uso da inteligência do mercado imobiliário temos por princípio a redução de incertezas na tomada de decisões; redução de riscos ao sucesso do negócio; conhecimento de tendência e comportamentos.
Outro ponto importante na inteligência do mercado imobiliário é mudança de cultura de mensuração de resultados, listamos os pontos a se refletir:
- como sendo algo negativo;
- como sendo trabalho extra;
- de alto custo;
- nem tudo é ROI (Retorno sobre o Investimento);
- como qualitativa;
- aplicável somente pós ação;
- imaginando já sabendo dos resultados.
Portanto, deve-se observar a importância da mensuração sempre:
- justificando o investimento;
- reportando o retorno do investimento;
- otimizando a estratégia;
- avaliando os riscos;
- avaliando as métricas escolhidas;
- reportando o impacto de cada ação;
- procurando entender cada comportando dos stakeholders
- e por fim, testar todas as hipóteses.
Os objetivos da mensuração necessitam de:
- chamar a atenção;
- despertar a consciência;
- criar interesse;
- informar;
- criar empatia;
- despertar o desejo e expectativa;
- estabelecer interação;
- efetivar compras.
A Eggs Soluções nasceu com este propósito: captar dados dos plantões de vendas e da sua macro e microrregião; extraindo informações estratégicas baseadas nestes dados; analisando o desempenho de vendas e conhecendo cada empreendimento imobiliário com a visão de donos do negócio; a Eggs vai a campo com inteligência de mercado imobiliário, baseados nestes conhecimentos e na experiência de vida de seus colaboradores, visando realizar o anseio do empreendedor do mercado imobiliário, performando em vendas e otimizando investimentos. Agende agora uma apresentação presencial com um de nossos consultores, acessando aqui.
Fontes: Revista Facef – Pesquisa, Desenvolvimento e Gestão <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/facefpesquisa/article/view/29> Acessado em 02/02/2020.