Você caro leitor, deve estar se perguntando, qual a solução para o problema do estoque imobiliário, primeiro você precisa entender que não há uma única causa ou agente influenciador para o problema de estoque imobiliário, bem como, não há uma única resposta. O que garantimos aqui é uma profunda reflexão sobre o tema.
Segundo indicadores apresentados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão da Indústria Imobiliária (CII), desde 2016, o percentual de estoques imobiliários vem caindo, só no segundo trimestre de 2018, a oferta final de imóveis residenciais apresentou queda de 14,8% em relação ao mesmo período de 2017. Neste mesmo primeiro de 2018, as vendas superaram os lançamentos em 14.138 unidades, representando 57,2% do total de unidades vendidas, um aumento de 22,3% nas vendas e queda de 30,7% no número de lançamentos – comparação com primeiro trimestre do ano anterior.
Apesar dos bons resultados, o problema causa um impacto significativo em todo o setor imobiliário e em momentos de desaceleração econômica, a pressão aumenta significativamente em todos os setores, principalmente no mercado imobiliário brasileiro. Neste cenário desafiar, o consumidor passa a assumir um papel com maior exigência quanto à negociação comercial, qualidade percebida do imóvel, na localização, no entorno, e não menos importante são as vias de acesso ao imóvel. Conhecer todos estes vetores da equação não é o suficiente, há ainda diversos dados estatísticos a serem estudados e medidos de acordo com o que chamamos de “pesos de decisão” – esta pontuação é dada de acordo com o comportamento do consumidor específico de cada região ou localidade do imóvel.
A comercialização de um imóvel é atrelada à um destes três momentos, o primeiro é a necessidade, o consumidor precisa daquele tipo de imóvel por estar vivenciando um novo momento na vida, seja por questões familiares, seja por uma melhor condição de vida (segurança, lazer ou status) – no segundo momento o empreendimento imobiliário precisa ser desejado, o marketing desperta este sentimento, mas tenha em mente que este não será o fator para tomada de decisão de compra; – o terceiro e último momento da jornada de compra é a oportunidade, e este é dado em momentos que o consumidor consegue visualizar que esta oportunidade é única e que terá uma grande tendência de valorização do imóvel em questão. Assim temos estes três fatores para a venda de qualquer imóvel, necessidade, desejo e oportunidade.
Em nosso modelo de Gestão de Estoque 4.0, estudamos a fase atual do empreendimento, quais os fatos o levaram à estagnação. Esta visão 360° nos dá o embasamento para o movimento de reestruturação e retomada de vendas, tornando assim o empreendimento desejado, necessitado, e também visto como uma real oportunidade. Somente com este raio X panorâmico, sem preconceitos, e através de nossa expertise em estratégia imobiliária, desenvolvemos um planejamento estratégico com inteligência de mercado, focado para cada empreendimento. Nesta caminhada não há atalhos e também sentimos em dizer que o caminho também não será fácil, e o resultado só será obtido através de muito trabalho, estudos de mercado e atitude vencedora.
A tecnologia nos permite analisar vetores e mapear comportamentos que antes, não eram possíveis de serem analisados, observados e até compreendidos. Hoje é possível anunciar em nichos, em vetores e até mesmo em ruas inteiras, mas ainda assim, a necessidade de se entender os motivadores de compra é vital para o sucesso, alguns irão dizer: “precisamos anunciar no Facebook, no Google Ads… falta ações de marketing digital” – mas e se este não for o real problema do seu produto? E se for algo que falta você fazer enquanto empreendedora? E se houver uma forma mais econômica de se investir com um resultado mais assertivo? E se… e se… Entenda que há diversas perguntas, mas é vital possuir inteligência e experiência de mercado, para se obter respostas conclusivas, ou do contrário estas perguntas tornar-se-ão como fantasmas, assombrando o seu empreendimento.
Uma vez que se compreende e se têm as respostas, a estratégia a ser usada torna-se simples, é exatamente a história da Eggs, quando Cristóvão Colombo perguntou em uma reunião quem conseguiria colocar um ovo em pé, e após todos tentarem e ninguém conseguir, quebrando um canto na base do ovo, o mesmo permaneceu em pé – assim sempre comunicamos em nossas palestras e meetings por todo o Brasil, “tudo parece fácil após conhecido ou encontrado, a dificuldade está em ser o inventor, o primeiro a conhecer ou demonstrar”.
Você deve estar se perguntando, mas e os concorrentes? Perceba que só agora citamos os concorrentes, pois estes sempre existirão, sempre haverá briga por cada metro quadrado, porém, eles não nos impedem de vender, o que é necessário ter ciência é que se você não conhece quais são seus diferenciais, seus pontos fortes e buscar corrigir seus pontos críticos, com concorrência ou não, seu produto está fadado à estagnação.