É uma boa hora para comprar ou investir em imóveis?

20/07/2022

Mantendo o desempenho promissor do primeiro semestre, agosto segue com vendas e lançamentos em nível recorde e juros de crédito habitacional mais baixos da história

O desejo de conquistar a casa própria segue em alta entre os brasileiros. É o que mostra um estudo da FipeZap, que avalia a demanda por imóveis no país. Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados acredita que agora é o melhor momento para adquirir um imóvel, enquanto 48% pretende comprar um nos próximos três meses.

Atestando um cenário favorável aos potenciais compradores, os números do setor, seguem crescendo: no ano passado, as vendas de imóveis cresceram 26,1% em todo país, segundo Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Para este ano, a expectativa é ainda melhor: um aumento de 30% nas vendas e de 40% nos lançamentos. “Com o avanço da vacinação, a economia reagindo e as pessoas com estabilidade de renda, a confiança de quem busca um imóvel é maior”, explica Luiz Antonio França, presidente da Abrainc.

Apesar da alta da Selic, que acumula 5,25% em agosto, os juros de crédito habitacional seguem nos menores patamares da história, compensando o impacto quando se colocam as contas na ponta do lápis e é tomada a decisão de comprar um imóvel.

A Eggs realizou algumas pesquisas no setor para entender como está o cenário do mercado e se realmente é a hora certa para adquirir um imóvel com foco em moradia ou rendimento.

O que considerar?

O primeiro e principal ponto de atenção ao comprar ou investir em um imóvel está no comprometimento de parte importante da renda, mesmo com negociações à vista. A tomada de decisão deve levar em conta a capacidade pagadora e o custo de oportunidade sobre os bens, isto é, perdas, ganhos e taxa de rentabilidade após aquisição.

Avaliada a disponibilidade financeira, é hora de definir quais as características prioritárias do seu imóvel. Casa ou apartamento, dois quartos ou três, suíte, garagem, varanda ou closet… ou seja, é o momento de definir quais as suas necessidades.

Escolhido o perfil do seu futuro imóvel, outro fator importante da avaliação é a localização. O empreendimento está próximo à serviços básicos? A região tem potencial de valorização? É um bairro classificado como seguro?

Agora, é hora de pesquisar. Não apenas o seu imóvel ideal, mas também financiamentos bancários, pois os juros variam de instituição para instituição. Ao encontrar decidir ambos, certifique-se que o imóvel está em condições regulares de conservação e documentação.

É válido ressaltar que comprar um imóvel é um processo longo, não se precipite e queime etapas. Pesquise ofertas, visite imóveis, reúna documentos, corra atrás da aprovação de crédito, quite os pagamentos em dia… Execute-as com calma e prepare-se para concretizar o seu sonho!

Primeiro Imóvel

Para quem deseja comprar o primeiro imóvel, o atual momento é o ideal. Colocando as contas na ponta do lápis, e concluindo que é possível conquistar essa meta pessoal sem estrangular as despesas, pode seguir em frente e procurar o imóvel dos seus sonhos.

Ao dizer sem estrangular as despesas, nos referimos à não comprometer a capacidade de estabilidade mensal, isto significa, encontrar um método de organização financeira ideal para seu investimento ou compra de imóveis de modo que as despesas fixas e variáveis não sejam impactadas.

Investimento

No caso de compra para investimento, vale a pena analisar outros dados. Comprar um lote e vender no futuro pode ser uma alternativa muito interessante.

Além disso, existem em vários centros urbanos, projetos que pouco a pouco conquistam seu lugar nos holofotes do mercado brasileiro, como residenciais de uso misto, lofts, estúdios, vilas em forma de condomínio etc.).

Uma avaliação primordial ao investir em imóveis é buscar regiões com alto potencial de valorização, o que pode ser verificado com perspectivas de melhorias urbanas no entorno, como expansão de linhas de metrô, revitalização de bairros etc. Deve-se estudar se o custo de reabilitação do imóvel seria compensado pela expectativa de valorização.

Deve-se analisar também os números do projeto, em especial do custo estimado, dada a recente aceleração no INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), que registrou a maior alta dos últimos anos, 12,98%, em 12 meses.

Um risco extra é o de não conseguir vender o imóvel pelo preço desejado ao término do empreendimento, o que pode deixar o proprietário com um imóvel nas mãos, que se enquadra nos moldes de locação.

O mercado de aluguéis (tanto residenciais como comerciais) está no meio de um turbilhão por conta da Covid-19. Aluguéis são reajustados majoritariamente pelo IGP-M, cujo acumulado de 12 meses é de 35,18%. Tem sido muito difícil para o proprietário repassar esses reajustes, sendo comum manter o valor do contrato e, quando não, conceder meses de desconto e manter o inquilino.

Alternativa

Como alternativa à compra de imóveis para geração de renda é interessante considerar fundos imobiliários. Embora sofram os mesmos impactos observados no mercado em geral, muitos deles conseguiram, por conta da gestão profissional, manejar bem e já tiveram o impacto da renegociação de contratos.

Há boas perspectivas de crescimento tanto no valor da cota (lembre-se que se pagam 20% de imposto de renda sobre os ganhos na venda delas) quanto nos dividendos (isentos de imposto na pessoa física). Consultar um profissional do mercado financeiro é uma boa decisão antes de escolher em quais fundos alocar recursos.

Agora que você já conhece o atual cenário do mercado imobiliário, você pode tomar a decisão de comprar ou investir no seu imóvel mais confiante, não é mesmo?

A Eggs está sempre à disposição para trazer e comentar sobre as novidades e mudanças do mercado imobiliário brasileiro, contribuindo para a segurança de nossos clientes e parceiros de vendas.

Somos especialistas em gestão de vendas, estratégias e soluções voltadas para o mercado imobiliário. Com um conjunto de soluções próprias e/ou com parceiros especializado no segmento, nos destacamos por oferecer aos loteadores, incorporadores e demais empreendedores um conjunto de serviços imobiliários especializados que ajudam a mitigar os riscos do negócio e expandir a conquista do sonho da casa própria.


Deixe um comentário